Pular para o conteúdo

Restauração florestal pode aumentar em até 10 sacas por hectare a produtividade da soja

Uma restauração florestal de 2% a 10% em áreas agrícolas é suficiente para prevenir quebras de safra e elevar a produtividade. No caso da soja, o ganho pode chegar a 10 sacas por hectare em regiões restauradas, segundo estudo apresentado nesta quinta-feira (21.11) pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) durante a COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão.

O levantamento, parte do projeto Galo, avaliou dados coletados desde 1985 e analisou a interação entre agricultura e vegetação natural nos biomas Amazônia e Cerrado. De acordo com os pesquisadores, mesmo áreas recompostas com florestas secundárias apresentam ganhos significativos em eficiência agrícola, embora serviços como evapotranspiração e regulação de temperatura não sejam totalmente restabelecidos.

Os resultados indicam que áreas restauradas ajudam a melhorar a produtividade agrícola, especialmente na cultura da soja. No entanto, a pesquisadora Ludmila Rattis, uma das autoras do estudo, alerta que a restauração não substitui a importância das florestas primárias. “Primordialmente, precisamos proteger as florestas primárias, que são insubstituíveis”, afirmou.

Apesar das limitações em relação à recuperação total dos serviços ambientais, como o ciclo da água, os pesquisadores reforçam que a restauração tem papel relevante na mitigação dos impactos ambientais e na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis.

Com a crescente pressão para combinar preservação ambiental e eficiência agrícola, o estudo do Ipam destaca a importância de políticas públicas que incentivem a recuperação de vegetação nativa. Além de melhorar a produtividade, iniciativas como essa contribuem para a resiliência climática e o equilíbrio dos ecossistemas.

A pesquisa foi conduzida pelos especialistas André Andrade, Bianca Rebelato, Elisângela Rocha e Ludmila Rattis, e seus resultados reafirmam a necessidade de alinhar produção agrícola com conservação ambiental para garantir benefícios a longo prazo.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre