De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre alcançou 11,12 metros na capital acreana, na tarde desta quarta-feira, 22. Em decorrência da elevação das águas, a gestão municipal já está executando o plano de contingência para o período de inverno.
Esse ano a cheia vem mais cedo
“Esse ano a cheia vem mais cedo”, disse o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, chefe da Defesa Civil Municipal, segundo ele a cheia será ocasionada graças quantidade de chuvas dos últimos dias. Acompanhado do prefeito da capital, Tião Bocalom (Progressistas), o Major Cláudio Falcão foi ao Parque de Exposições, onde já organizam para receber as famílias vitimadas do possível transbordamento do Rio Acre.
“Nos meses de outubro e novembro choveu acima da média, mas como o solo estava muito seco, nós vimos uma seca muito severa, essa quantidade de chuva foi absorvida pelo solo, não deixando chegar na calha dos rios. Contudo, no início do mês de dezembro, aumentou muito, mas muito significativamente a quantidade de chuva. No dia 15 de dezembro tinha chovido o previsto para todo o mês de dezembro e aí não tá chovendo mais como choveu em outubro e novembro, que era em áreas isoladas ou então na região de Rio Branco. Agora nós temos uma unificação de chuvas na bacia toda do rio Acre e também na bacia toda que entra no Peru e na Bolívia. Então a quantidade de chuvas que tem acontecido ao longo da bacia e encharcamento do solo faz com que essa enchente venha mais cedo”, explicou.