Rio Branco estreia Torneio de Pesca Esportiva com integração, turismo e consciência ambiental

Em clima de integração e valorização da pesca esportiva, Rio Branco entrou para a história ao realizar, neste sábado (31), o 1º Torneio de Pesca Embarcada da capital. Com 65 embarcações e cerca de 260 participantes do Acre, Rondônia, Peru e Bolívia, o evento marcou o início de uma nova tradição esportiva e um movimento em defesa da sustentabilidade dos rios amazônicos.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, em parceria com o grupo Pesca Esportiva Acre. Entre os destaques, o grupo Patriotas Fisher representou a prática da pesca com responsabilidade, devolvendo peixes pequenos ao rio e promovendo a preservação dos ecossistemas aquáticos.

“Esse torneio é muito importante, por ser o primeiro e por reunir amigos pescadores que compartilham dessa paixão. A pesca esportiva é um momento de lazer, mas também de respeito à natureza”, comentou Raimundo Martins, um dos integrantes do grupo.

O presidente do Pesca Esportiva Acre, Anderson Tatato, celebrou a realização do evento como a concretização de um sonho antigo da comunidade de pescadores. Para ele, mais que uma competição, o torneio reforça o amor pelos rios e promove consciência ambiental. Já o vice-prefeito Alysson Bestene destacou o impacto positivo na economia, no turismo e na geração de oportunidades.

A pesca esportiva, além de contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas, fortalece o comércio local e atrai visitantes. “É um esporte que cresce no mundo todo e aqui tem um potencial enorme”, afirmou o pescador Carlos Nolasco, de Rondônia. A expectativa agora é de que o torneio entre de vez no calendário anual de eventos da capital.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre