Roberto Duarte cobra medidas emergenciais para enfrentamento das alagações no Acre

Em um discurso na Câmara dos Deputados, o deputado Roberto Duarte (Republicanos) pediu ações imediatas do Governo Federal para conter a alagação histórica que assola o estado do Acre. Com 19 das 22 cidades acreanas inundadas, mais de 11,2 mil pessoas se viram obrigadas a abandonar suas residências, conforme relatado pelo Governo do Acre, com 5.578 desabrigados e 5.703 desalojados.

A gravidade da situação trouxe à região a comitiva liderada pelo Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes. Duarte destacou a urgência de medidas emergenciais para enfrentar a crise atual, mas também instou o governo a pensar a longo prazo, incluindo o Acre em programas como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ou em iniciativas semelhantes.

“O Acre não pode mais ser ignorado. Nossa população sofre com a negligência do Governo Federal há anos. Precisamos de programas de recuperação da infraestrutura que sejam permanentes e eficazes”, enfatizou o deputado Roberto Duarte. Ele salientou que, ao longo de sua história, o estado nunca recebeu as obras estruturais necessárias para conter ou minimizar os impactos das inundações recorrentes, que causam devastação anualmente.

“É uma tragédia que se repete de forma macabra. Cidades são destruídas, plantações e criações são perdidas, e as escassas estradas são severamente prejudicadas. Precisamos de ajuda imediata, mas também de um compromisso contínuo do governo federal com o Acre”, ressaltou o deputado.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre