A grande maioria dos deputados federais de Rondônia apoiam a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), número totalmente contrário ao que pode ser visto com os parlamentares do Acre.
Dos oito deputados federais, apenas Coronel Ulysses (União Brasil) apoia a CPI. Parlamentares com um alinhamento mais à direita, como Antônia Lúcia Câmara (Republicanos), Eduardo Velloso (União Brasil) e Roberto Duarte (Republicanos) ainda não se posicionaram.
Segundo Marcel van Hattem, deputado autor do pedido da CPI, a situação no Brasil não mudou do ano passado para cá, a democracia brasileira segue ameaçada pelas decisões inconstitucionais das autoridades do poder judiciário.
“Seguimos com a nossa democracia ameaçada por decisões arbitrárias e inconstitucionais das mais altas autoridades do Poder Judiciário. Alexandre de Moraes, por exemplo, segue desrespeitando o Estado de Direito com suas decisões monocráticas e ilegais”, disse Marcel.