Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico e eleva tensão durante negociações de paz

Moscou afirma que ataque foi resposta a suposta tentativa ucraniana de atingir residência de Vladimir Putin

A Rússia realizou um novo ataque contra a Ucrânia entre a noite de quinta-feira (8) e a madrugada desta sexta-feira (9), utilizando um míssil hipersônico de médio alcance do tipo Oreshnik, além de drones e outros armamentos de longo alcance. A ofensiva ocorre em meio às negociações internacionais por um possível acordo de paz entre os dois países.

Segundo o Ministério da Defesa russo, o lançamento do míssil hipersônico foi uma retaliação a uma suposta tentativa de ataque com drone contra uma das residências do presidente Vladimir Putin, ocorrida no mês passado. Kiev nega qualquer ação desse tipo contra o líder russo. Esta é a segunda vez que Moscou emprega o míssil Oreshnik desde o início da guerra, sendo a primeira no fim de 2024.

O governo russo afirmou que os alvos do ataque foram infraestruturas consideradas estratégicas, incluindo instalações de energia e uma fábrica apontada como responsável pela produção de drones utilizados pela Ucrânia. Moscou declarou ainda que foram usados armamentos de alta precisão lançados por terra, mar e ar.

Nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que o país foi atingido por um míssil Oreshnik, além de 22 mísseis de cruzeiro, 13 mísseis balísticos e cerca de 242 drones. De acordo com ele, prédios residenciais foram atingidos, resultando em ao menos quatro mortes confirmadas em Kiev e dezenas de feridos.

Zelensky cobrou uma reação mais firme da comunidade internacional, especialmente dos Estados Unidos. “A Rússia precisa sentir consequências toda vez que optar por assassinatos e destruição de infraestrutura em vez da diplomacia”, declarou o presidente ucraniano.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre