Saiba como será o programa CNH Social

Em todo o País, muitos futuros condutores aguardam pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita. Cada estado do País possui suas regras e número de vagas para contemplação. A seguir, você fica sabendo sobre as informações mais recentes da CNH Social em 2022 no Acre.

Após ter sancionado a medida que efetiva o programa da CNH Social no estado o Acre, o governador Gladson Cameli (Progressistas), no último dia 24/01 assinou o decreto que estabelece a quantidade de pessoas a serem beneficiadas com a obtenção gratuita do documento.

Assim, o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, a CNH Social, passa a ser regulamentada no Acre. A coordenação é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

CNH gratuita no Acre terá três modalidades

De acordo com informações do Governo do Estado do Acre, a CNH Social do distrito terá as seguintes categorizações:

CNH Estudantil; CNH Rural e CNH Urbana.

Além disso, vale ressaltar que a programa inclui gratuidade do documento para estudantes com idade entre 18 e 25 anos – que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. Também, moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Dentro do programa serão proporcionados o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três repetições de testes gratuitos por meio de parcerias com os centros de formação de condutores.

De acordo com o G1, o Detran – AC está autorizado a firmar parcerias ou convênios com centros de formação de condutores. Além disso, convênios com clínicas médicas e psicológicas e instituições de ensino.

“Essa é mais uma das promessas que fiz ao governador Gladson Cameli no particular, que é de tirar imagem que por décadas que o Detran teve de ser um órgão opressor, de um órgão que só recai. No ano de 2021, nós desvinculamos para a Segurança Pública mais de R$ 22 milhões .Esse foi um dinheiro investido na segurança, é um dinheiro de taxas de Detran”, disse a presidente do Detran – AC, Taynara Martins, em comunicado a imprensa.

Com informações do Garagem 360

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre