São Paulo volta a obrigar uso de máscaras no transporte público

Os moradores do Estado de São Paulo foram obrigados a retomar o uso de máscaras contra a covid-19 no transporte público a partir deste sábado, 26. A decisão foi tomada depois da recomendação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, com base no atual cenário epidemiológico da doença.

O governo determinou que a medida seja adotada em ônibus, trem e metrô de todos os municípios do Estado. Segundo o Conselho, o aumento das internações em 5% ao dia para pacientes em UTI e 7% ao dia no caso das enfermarias está começando a “pressionar os sistemas de saúde público e privado”.

Na terça-feira 22, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pelo retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. A medida passa a valer em todo o país a partir de amanhã. Em agosto deste ano, o uso de máscaras de proteção facial havia deixado de ser obrigatório em aeroportos e aeronaves no Brasil.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) informou que vai protocolar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) contra a decisão da Anvisa de exigir o uso de máscaras em aeroportos e aviões. O anúncio foi feito na quarta-feira 23, por meio de uma publicação no Twitter.

De acordo com o parlamentar, a medida do órgão regulador é uma “imbecilidade”. O deputado ainda citou a Lei de Acesso à Informação (LAI), a convocação ou o convite de dirigentes da Anvisa para a Câmara “ou mesmo moção de repúdio em Câmaras estaduais e municipais”, para questionar e tentar barrar a ação do órgão de controle sanitário.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre