O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem-AC), realizou na manhã desta terça-feira, 11, uma reunião entre os órgãos públicos para alinhar o fortalecimento das ações de fiscalização relacionadas aos produtos comercializados e serviços prestados no estado. Os representantes das instituições também assinaram a renovação do convênio de cooperação técnica que elas possuem.
O encontro visa aprimorar a atuação conjunta para assegurar o cumprimento das normas técnicas e de qualidade estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Vinculado à Seict, o Ipem-AC é responsável pelas políticas de metrologia legal e qualidade no Acre, com o trabalho de verificação e certificação de instrumentos de medição, fiscalização de produtos pré-medidos e a inspeção de conformidade de segmentos do mercado.

As ações garantem transparência nas relações de consumo, segurança ao cidadão e concorrência justa entre os empreendedores acreanos. Entre as iniciativas integradas da Seict e do Instituto está o Programa Rota da Qualidade, que percorre todos os municípios acreanos com equipes de fiscalização promovendo controle metrológico e ações educativas com fornecedores ou consumidores. A cooperação incentiva a regularização, a melhoria contínua dos serviços e o fortalecimento de uma cultura de conformidade e responsabilidade nas relações de consumo.
De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, a integração entre a Seict e o Ipem-AC representa um avanço na estrutura de fiscalização do Estado e fortalece a economia local. “Essa atuação conjunta entre os dois órgãos permite que o governo garanta que os padrões de qualidade sejam cumpridos e cheguem a todas as regionais do Acre. Isso reforça a confiança dos consumidores, valoriza o empreendedor que trabalha dentro da legalidade e fortalece o ambiente de negócios com mais competitividade e transparência”, disse.
A presidente do Ipem-AC, Hérica Granzotto, ressaltou que o trabalho com a Seict e o Inmetro tem sido essencial para consolidar uma cultura de qualidade e respeito ao consumidor no estado. “Nosso objetivo é assegurar que produtos e serviços estejam em conformidade com as normas técnicas, protegendo o consumidor e valorizando quem produz de forma correta. Por isso é tão importante manter esse trabalho constante entre Ipem, Seict e Inmetro em todo o Acre”, afirmou.
Como parte da agenda de integração institucional, o presidente do Inmetro, Márcio Brito, estará no Acre para acompanhar o planejamento de novas ações. A presença do gestor federal reforça o compromisso entre o Executivo acreano e o governo federal na promoção da qualidade, inovação e segurança nas relações de consumo. Com isso, o governo do Estado amplia as políticas públicas destinadas a garantir a transparência e a justiça em todas as relações comerciais no Acre.



