Segunda edição do Festival da Macaxeira começa hoje no Horto Florestal
Por
Anisio Farias, Secom
A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e as secretarias municipais de Agropecuária, Cuidados com a Cidade e Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), dá início nesta sexta-feira (3), à segunda edição do Festival da Macaxeira e do Agronegócio. O evento será realizado no Horto Florestal e começa a partir das 17h.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Eracídes Caetano, o festival é uma oportunidade para valorizar o trabalho dos produtores rurais e aproximar ainda mais o campo da cidade.
Festival é uma oportunidade para valorizar o trabalho dos produtores rurais e aproximar ainda mais o campo da cidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“O Festival da Macaxeira é um espaço de valorização da produção rural. Nesta segunda edição, escolhemos o Horto Florestal para evitarmos transtornos no trânsito e oferecer mais conforto à população”, destacou.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, tem garantido apoio direto aos produtores, com investimentos em insumos, assistência técnica, mecanização, análise de solo e transporte da produção.
“Estamos disponibilizando calcário, adubo, assistência técnica e mecanização para fortalecer a agricultura familiar. O objetivo é dar condições reais para que o pequeno produtor cresça e obtenha renda com o seu trabalho”, reforçou Caetano.
“Hoje, com o incentivo da Prefeitura, consegui aumentar minha produção, ter gado leiteiro e garantir o sustento da família”, destacou Antônio. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O produtor Antônio Paulo, do Ramal do Quixadá, contou que sua realidade mudou depois do apoio recebido: “Antes eu produzia pouco e mal cobria as despesas. Hoje, com o incentivo da Prefeitura, consegui aumentar minha produção, ter gado leiteiro e garantir o sustento da família. Sou muito grato ao prefeito Tião Bocalom pelo apoio dado aos produtores”, relatou o produtor.
Além da feira de produtos da agricultura familiar e do agronegócio, o festival vai oferecer um cardápio regional com pratos típicos à base de macaxeira, garantindo sabor e tradição ao evento.
Prefeitura preparou três áreas de estacionamento e reforçou a estrutura de segurança do espaço, com câmeras de alta resolução e refletores de LED de até 500 watts em todo o Horto Florestal. (Foto: Bruna Giovanna/Secom)
Para maior comodidade dos visitantes, a Prefeitura preparou três áreas de estacionamento e reforçou a estrutura de segurança do espaço, com câmeras de alta resolução e refletores de LED de até 500 watts em todo o Horto Florestal.
A programação segue até domingo (5), com atrações culturais, gastronômicas e oportunidades de negócios para toda a comunidade.