Segurança Pública realiza palestra sobre estresse e ansiedade para profissionais do Juruá

Por meio do Centro Integrado de Atendimento Biopsicossocial (Ciab), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) promoveu nesta quinta-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, a palestra “Estresse e Ansiedade: experiências emocionais que se movimentam”, voltada aos integrantes das forças de segurança da região do Juruá.

Sejusp realiza palestra sobre estresse e ansiedade para forças de segurança no Juruá. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

Para a chefe de gabinete Marilena Moreira, a realização dessa atividade integra o conjunto de ações da Sejusp voltadas à valorização dos profissionais de segurança pública, ampliando o acesso a iniciativas de apoio psicossocial em todo o estado. “Policiais enfrentam diariamente situações de alto risco, tensão constante, pressão por resultados, jornadas exaustivas e, muitas vezes, falta a consciência de que também precisam cuidar de suas mentes. Falar sobre saúde mental com naturalidade ajuda a quebrar o tabu de que buscar ajuda é sinal de fraqueza. Pelo contrário, demonstra força e responsabilidade. Por isso, a Sejusp, por meio do Ciab, fez questão de trazer essa palestra para os profissionais de segurança pública de Cruzeiro do Sul”, destacou.

O evento reuniu representantes de todas as forças policiais do município, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e servidores da Sejusp, em um momento de escuta, reflexão e cuidado com a saúde mental dos profissionais da segurança pública.

Evento reuniu representantes de todas as forças policiais do município. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

Com abordagem humanizada e foco no enfrentamento das pressões emocionais típicas da rotina desses profissionais, a palestra buscou promover o autocuidado, a identificação de sinais de esgotamento e estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho.

Coordenadora do Ciab, Melissa Freitas, destacou a importância da iniciativa ressaltando que esse tipo de ação já faz parte do planejamento estratégico da Segurança Pública do Estado. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

A coordenadora do Ciab, Melissa Freitas, destacou a importância da iniciativa, destacando que esse tipo de ação já faz parte do planejamento estratégico da Segurança Pública do Estado. “O cuidado com a saúde mental dos nossos agentes é fundamental para o bom desempenho das atividades e para o bem-estar geral dos profissionais. Levar esse olhar para o interior, especialmente para a região do Juruá, é um compromisso da Sejusp com uma segurança mais humana e eficiente”, disse.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre