Senado pode chamar diretores de institutos de pesquisas eleitorais

Antes da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pesquisas Eleitorais, o Senado deve ouvir representantes dos institutos responsáveis pelos levantamentos. De autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo na Casa, o requerimento está pautado para esta terça-feira, 11.

O parlamentar pede a presença de 15 pessoas e empresas, inclusive o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O requerimento também cita o nome da CEO do Ipec, Marcia Cavallari; do diretor do Datafolha, Mauro Paulino; e do diretor da Quaest, Felipe Nunes.

Entre em um dos nossos grupos do Whatsapp e fique por dentro do que acontece no nosso município e em nosso Estado. [clique aqui]

“É preciso discutir seriamente esse tema, saber se tudo não passa de erros graves de metodologia ou se existe algo pior, como a intenção deliberada dos institutos e/ou de seus contratantes de manipular a opinião dos eleitores”, constatou Portinho, na justificativa do requerimento das pesquisas eleitorais. A reunião que votará o pedido está marcada para as 14h30.

Sobre a CPI, não há previsão para que seja lida e instalada no Senado. Isso porque existem outras seis CPIs na fila para abertura: desmatamento na Amazônia; ONGs que atuam na Região Norte; obras inacabadas do Ministério da Educação (MEC) nos governos do PT; narcotráfico; crime organizado no Norte e Nordeste; e suposta atuação de pastores no MEC.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre