Senar Acre realiza ação global do programa Saúde Rural em Plácido de Castro

Após um hiato em decorrência da pandemia do Covid-19, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) retomou este ano as ações do programa Saúde Rural, programa nacional que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde integral dos homens e mulheres do campo.

A ação foi realizada no dia 26 de novembro em Vila Campinas, no município de Plácido de Castro, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) (por meio do Núcleo de Cidadania), Prefeitura de Plácido de Castro e outros colaboradores. O evento, sediado na Escola Estadual São Luiz Gonzaga e no Posto de Saúde Francisco de Castro, contou com presença de moradores das comunidades rurais em busca dos diversos tipos de atendimentos ofertados.

Pelo programa Saúde Rural do SENAR, foram contabilizados 42 atendimentos ginecológicos e 36 atendimentos urológicos, além das consultas preventivas como o exame preventivo do câncer de colo uterino – PCCU e o Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA. Também foram ofertados serviços de bem-estar e lazer, como cabeleireiro e maquiagem, além de entretenimento para as crianças da região.

Márcia Cristina Freire, coordenadora do Saúde Rural no Acre através do SENAR. Foto: ASCOM

“Nós sentíamos a necessidade de voltar com a ação no Acre, mas até que estivesse tudo normalizado para este mutirão, nós estávamos de mãos atadas. É uma alegria poder trazer esse atendimento a quem mais precisa, que são justamente os moradores de comunidades rurais”, destacou Márcia Cristina Freire, coordenadora do Saúde Rural no Acre através do SENAR.

Em parceria com o SENAR, a DPE/AC realizou a 17ª edição do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”, onde foram levados serviços de atendimento jurídico, emissão de documentos, atendimento social, entre outros, além do Casamento Coletivo de 38 casais do município.

“Fico feliz de ter essa parceria do SENAR, e o objetivo desse trabalho é garantir a dignidade às pessoas carentes do Estado. A importância das parcerias é tremenda, pois garantimos mais serviços e amplo alcance para as necessidades das comunidades rurais”, disse o coordenador do Núcleo da Cidadania, Celso Araújo Rodrigues.

“Se tivesse todo mês, seria bom demais. Ninguém faz nada doente, e aqui é muito distante, muito carente. Somos muito agradecidos, e corremos atrás quando temos oportunidade. Que Deus abençoe para acontecer mais vezes.” – Depoimento de José Inácio Damasceno, 72 anos de idade, produtor rural aposentado que foi, pela primeira vez, a uma consulta no urologista.

Osmina Barros da Silva, atendida em consulta durante a ação global em Plácido de Castro. Foto: ASCOM

“A médica que está atendendo as mulheres é excelente, se preocupa mesmo com a gente. Eu estava há mais de 20 anos sem ter uma consulta dessas , e espero que esteja tudo bem. A vida já é uma luta, e a gente com saúde consegue lutar com mais tranquilidade.” – Osmina Barros da Silva, 73 anos de idade

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre