Com muita emoção e falas inspiradoras, foi encerrado nesta semana o Projeto Cadeia Produtiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – AC).
Aliado à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da instituição, o projeto teve duração de 2 anos (um ciclo completo de assistência), e teve como objetivo inserir no mercado de trabalho formal os produtores rurais atendidos, que atuam na cadeia produtiva da mandiocultura.
“É gratificante poder acompanhar o crescimento dos produtores rurais, como eles começam a entender suas respectivas propriedades rurais como verdadeiros empreendimentos. Com isso, a renda aumenta e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias rurais também é melhorada. O Senar tem como missão levar oportunidades a todos os produtores do estado.” – Stefanye Torres, coordenadora da ATeg do Senar – AC.
Para acompanhar os produtores, foi designada uma técnica agente de negócios, que tirou as dúvidas dos produtores e esteve presente para acompanhar a evolução das propriedades, além de orientar sobre a devida comercialização dos derivados da mandioca.
“Quando eles abraçam o projeto, tudo se torna possível. Foi uma honra ser a agente de negócios deles, compartilhando meu conhecimento de engenheira agrônoma aliado ao empreendedorismo de cada um, dentro da realidade das produções rurais.” – Maria Neves, técnica agente de negócios.
“Não pensem pequeno, porque é sonhando que a gente chega onde a gente quer, aonde a gente merece. Eu falo para os meus associados: querer e sonhar são os primeiros passos para mudar tudo.” – Regia Araújo, produtora rural e líder da Associação Nova Conquista.
Um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento do produtor rural Marciano Pereira da Silva, do empreendimento Canaã Agricultura Familiar: “Só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram. A agricultura familiar ainda enfrenta dificuldades com falta de políticas públicas, mas a gente vê que existem grupos que querem realmente ajudar os pequenos e médios produtores. Hoje é o encerramento do projeto e desse ciclo, mas tudo que evoluímos continuará pra sempre conosco.”
“O Senar chegou para mudar o cenário, para mudar a história de vários produtores rurais do Acre. De ciclo em ciclo, a ATeG vem transformando a realidade do nosso agronegócio, garantindo produtos de qualidade, acesso ao mercado formal, e garantia de uma qualidade de vida otimizada para os homens e mulheres do campo.” – Márcia Cristina Freire, gerente técnica do Senar – AC.