Sesacre inaugura plataforma digital para otimizar gestão da saúde no Acre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) lançou nesta segunda-feira (30) uma plataforma virtual que visa melhorar o processamento de dados de áreas como vigilância, assistência à saúde, gestão de pessoal e orçamento. O Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges), desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), permite uma visão integrada e eficiente dos recursos públicos, facilitando a análise de tendências e a tomada de decisões estratégicas.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância da tecnologia no gerenciamento da saúde pública, especialmente com a integração do prontuário eletrônico. “O Centro Integrado vai ajudar a identificar cenários de risco e definir prioridades para a equipe de vigilância”, afirmou. Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, ressaltou que, embora 36% dos dados gerados no mundo venham da área da saúde, apenas 2% são utilizados de forma eficiente.

A plataforma, criada durante a pandemia, busca antecipar cenários e otimizar a gestão das informações, promovendo uma abordagem preventiva em vez de reativa. Além de representantes da Sesacre e do Conass, o evento contou com a participação de membros do Conselho Estadual de Saúde do Acre e do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre