Segundo informações da coluna Tricas & Futricas, do Ac24horas, o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, não respondeu aos questionamentos de uma pesquisa conduzida pela Folha de S. Paulo sobre a escassez ou estoque irregular de vacinas no Acre. O levantamento revelou que ao menos 12 tipos de imunizantes, incluindo os contra varicela, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Covid-19, enfrentam problemas de distribuição. Além do Acre, Rondônia e Amapá também não forneceram informações.
O problema, segundo o levantamento, decorre de imunizantes vencidos, redução das entregas a estados e municípios e da desorganização do Ministério da Saúde. Especialistas apontam que a situação compromete as metas de vacinação em todo o país.
Em resposta às críticas, o Ministério da Saúde afirmou que recentemente concluiu a distribuição de 1,2 milhão de doses atualizadas da vacina contra Covid-19 a todos os estados e Distrito Federal, além de ter finalizado um pregão para aquisição de 69 milhões de doses para os próximos dois anos.