Sessão Solene na Aleac marca início dos trabalhos legislativos de 2024 com leitura da Mensagem Governamental

Na manhã desta quinta-feira (1°) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco da 1ª Sessão Solene da 2ª Sessão Legislativa da 16ª legislatura que marcou o início oficial dos trabalhos legislativos para o ano de 2024. A cerimônia teve destaque com a leitura da mensagem governamental, sinalizando as diretrizes e prioridades do governo para o período.

Com o plenário lotado de parlamentares e autoridades, dentre elas, o governador Gladson Cameli (Progressistas), a vice-governadora Mailza Assis, o desembargador Luís Camolez vice-presidente do Tribunal de Justiça, o procurador geral de Justiça Danilo Lovisaro e Simone Santiago, defensora pública geral do estado, a atmosfera era de expectativa quanto às propostas e metas delineadas pelo Poder Executivo.

Também acompanharam a solenidade da galeria Marina Silva, representantes de diversas áreas do Estado. Os aprovados da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre e da Sesacre também se fizeram presentes, os aprovados do Corpo de Bombeiros por exemplo, pedem ao governo do Estado a convocação imediata.

Durante a leitura da mensagem governamental, Gladson Cameli destacou temas como saúde, educação e desenvolvimento econômico, ressaltando as ações realizadas, os desafios a serem enfrentados e os projetos estratégicos em andamento.

Na área da educação, o governador destacou a realização da reforma e revitalização de 268 escolas de todo estado, além da ordem de serviço para a construção de 5 escolas indígenas no município de Sena Madureira e 11 escolas no município de Feijó.

“Não podemos esquecer também da contratação de mais de 4 mil professores do concurso de 2018 e do cadastro de reserva. E em 2024, vamos realizar o maior concurso da educação, com a contratação de 2,5 mil professores e mais 500 profissionais técnicos administrativos”, complementou.

Além de destacar as conquistas e desafios no setor de segurança pública, o governador fez o anúncio do chamamento de 58 aprovados para o cadastro de reserva do corpo de bombeiros para o mês de maio. “Um esforço do nosso governo para atender as vagas existentes nas vacâncias dentro do que é permitido na legislação. As demais áreas, vou pedir para que minha equipe analise e veja o que pode ser feito. Temos muito ainda o que avançar, mas, estamos trabalhando para isso”, afirmou o governador que também anunciou recursos no valor de R$ 58 milhões para o setor.

Já na saúde pública, Gladson Cameli destacou os recursos federais que foram adquiridos para redução de filas de cirurgias eletivas, o que segundo ele, levou o Acre a se destacar como o primeiro estado com a taxa de expansão de cirurgia, com mais de 7.6 milhões de reais arrecadados para o fortalecimento das cirurgias cardíacas pediatras.

“Crianças foram operadas aqui sem a necessidade de serem transferidas para outro estado. Isso foi uma das nossas grandes conquistas do ano passado. Outra boa notícia é que para o ano de 2024, a nossa boa relação com o Ministério da Saúde fez com que o Acre se tornasse o único estado da região norte a ser contemplado com a vacina da dengue ainda neste primeiro semestre”, enfatizou.

O presidente do parlamento acreano, deputado Luiz Gonzaga PSDB, em seu discurso, ressaltou a importância da colaboração entre os poderes para o progresso do estado. “Este é o momento de união e cooperação para alcançarmos resultados positivos em benefício da população acreana”, afirmou.

O primeiro secretário da casa, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), enfatizou a transparência e a responsabilidade na condução dos trabalhos. “Ambos são fundamentais para o fortalecimento da democracia e o atendimento das demandas da sociedade. 2024 será de muitas conquistas e de grandes realizações se Deus quiser”.

Em seguida, o vice-presidente do TJ/AC, Luís Camolez falou das missões que o Poder Judiciário tem para 2024. “Uma das nossas grandes missões é dialogar de uma forma que todos entendam, porque o judiciário fala, mas, não conversa, fala, mas, não explica, e há cinco anos venho tentando minimizar esses efeitos. Agora, o Conselho Nacional de Justiça baixou uma resolução e graças a Deus, o Tribunal de Justiça passará a ter uma linguagem simples. Precisamos usar uma linguagem adequada para a comunidade, isso é importante demais”, disse.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), também fez uso da tribuna durante a sessão. “Cumprimento a todos no retorno aos trabalhos na Aleac. Aos que estão na galeria desta Casa, a presença de vocês é muito importante e a manifestação é justa, mostrando que ajustes precisam ser feitos. Por isso, governador, receba essa manifestação como um ato daqueles que tiveram coragem de se expor.”

Encerrando os discursos, o vice-presidente do Poder Legislativo, Pedro Longo (PDT), destacou a importância do gesto do governador Gladson Cameli, em vir pessoalmente ao Poder Legislativo ler mensagem governamental e discorrer sobre seus planos para este ano. “Os números não mentem e o chefe do Executivo apresentou uma série de indicadores que demonstram o quanto estamos no rumo certo”. 

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre