Setor agropecuário do Acre registra crescimento recorde em 2023 

A Secretaria de Agricultura do Acre divulgou nesta sexta-feira, 07, o boletim econômico do setor agropecuário do estado, revelando um crescimento vertiginoso e promissor. De acordo com o relatório, o Valor Bruto da Produção acreano alcançou a marca de 2,6 bilhões em 2023, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A mandioca e a bovinocultura foram as principais atividades agrícolas, representando 63% e 69,2% da produção, respectivamente. 

Ao longo dos últimos nove anos, o setor agropecuário movimentou expressivos 27,8 bilhões de reais, com a agricultura contribuindo com 11,7 bilhões e a pecuária com 16,1 bilhões. O secretário de Agricultura, Luis Tchê, destacou a importância do levantamento para orientar as decisões do setor e impulsionar o crescimento do agronegócio. Segundo ele, culturas como café e cacau têm potencial para impulsionar ainda mais a economia do estado com as próximas safras.

Além disso, o Acre tem se destacado globalmente por adotar um modelo sustentável no agronegócio. O estado tem buscado aumentar sua produtividade, preservando o meio ambiente e utilizando tecnologia no campo. Com um maior cultivo de soja e café, o crescimento esperado é de 20% em 2023. O secretário enfatizou o papel fundamental da tecnologia e o apoio do governador Gladson Cameli para impulsionar o setor.

O boletim econômico da Secretaria de Agricultura acompanha os dados mensalmente e estará disponível no site www.seagri.com.br, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões no setor agropecuário do Acre.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre