Setor de serviços é pilar do emprego formal no Acre e concentrou mais de 25 mil contratações em 2023, revela IBGE

O setor de serviços foi o principal motor da geração de empregos formais no Acre em 2023, com 25.093 pessoas ocupadas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira, 28, pela Pesquisa Anual de Serviços (PAS). Desse total, a maior concentração está nos serviços profissionais, administrativos e complementares, que empregaram 16.719 trabalhadores ao longo do ano.

A receita bruta gerada pela prestação de serviços no estado alcançou R$ 2.712,59 milhões, movimentada por 1.869 empresas. Entre os segmentos, o setor de transporte também se destacou, empregando 2.487 pessoas ao longo do período.

No crescimento de postos de trabalho e de movimentações econômicas, o estado é protagonista. Para este ano, grandes obras e o estreitamento das relações comerciais do governo do Acre com outros países que podem se tornar compradores de produtos regionais devem impulsionar ainda mais esses números.

“O governo do Estado tem um pacote, uma variedade de frentes de ação que vão realmente impactar na economia, gerando mais esperança, oportunidades e trabalho, distribuindo mais renda para toda a nossa sociedade. Posso destacar aqui algumas dessas iniciativas, olhando para o campo, para a produção rural, para o agronegócio; a gente tem a perspectiva da continuidade da produção agrícola, do milho, da soja e da produção familiar, que devem aquecer a economia”, explica o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre