Obra do Arco Viário de Rio Branco avança para fase de contrato após conclusão da licitação.
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária, divulgou nesta segunda-feira, 5, um vídeo com a maquete digital da sexta ponte sobre o Rio Acre, localizada na região do Belo Jardim. A estrutura integra uma das etapas do Arco Viário de Rio Branco e representa um avanço importante no projeto de mobilidade urbana da capital.
O material audiovisual apresenta detalhes técnicos da obra e evidencia o estágio atual do empreendimento, que já teve o processo licitatório concluído, com empresa vencedora definida. O projeto segue agora para a fase de assinatura do contrato, etapa que antecede o início efetivo das atividades no local.
A licitação para contratação da empresa responsável pela execução da sexta ponte foi finalizada pelo Deracre e o contrato será formalizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e a Secretaria Adjunta de Compras, Licitações e Contratos. Após a assinatura, será emitida a ordem de serviço para a mobilização do canteiro de obras e elaboração do projeto executivo, com previsão de início dos trabalhos no próximo verão amazônico. O prazo contratual para execução da ponte é de 24 meses.
De acordo com a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o projeto de implantação do Arco Viário de Rio Branco está concluído desde maio de 2024 e avança de forma integrada com outras frentes de serviço. Segundo ela, a equipe técnica trabalha para que a obra seja iniciada dentro do cronograma previsto, contribuindo para a melhoria do tráfego na capital.
Nesta etapa inicial, será executada a sexta ponte, que integra o Lote 3 do Arco Viário. A estrutura terá 326 metros de extensão e investimento estimado em R$ 73 milhões. Considerada estratégica para a reorganização do fluxo viário, a ponte criará uma nova ligação sobre o Rio Acre. O processo conta com apoio do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata e financiamento da Caixa Econômica Federal.
O Arco Viário de Rio Branco já alcançou cerca de 30% de execução e representa um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da capital, com recursos que ultrapassam R$ 101 milhões, oriundos de operação de crédito e emenda parlamentar. Além de melhorar a trafegabilidade e fortalecer o escoamento da produção rural, o projeto também gera emprego e renda, com cerca de 75 postos de trabalho diretos nesta fase, além de vagas indiretas, reforçando o impacto positivo da obra para a economia local.



