Com o principal objetivo de atender demandas específicas das comunidades rurais, além de traçar planos de ação voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário nas diversas regiões do estado, o Sistema Faeac/Senar/Sindicatos segue com as ações do Programa de Fortalecimento das Federações e dos Sindicatos Rurais.
Neste mês, foi realizada assembleia com produtores rurais e lideranças sindicais do município de Capixaba, com participação de equipe institucional composta por Charles Fernandes, Renata Tanayra, Glênia Andrade, Lisoneida Assunção, Luan Morais e Fernanda Rezende, que compartilharam orientações e informações em suas respectivas áreas de atuação.

A assembleia resultou em três principais eixos de destaque: o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, o incentivo à fruticultura — com ênfase no maracujá, e a adesão ao programa AgroBR, voltado à inserção de produtores locais no mercado internacional.

Segundo Charles Fernandes, da Coordenação de Arrecadação Rural do Senar, o momento foi de orientação e esclarecimento sobre temas essenciais para o campo. “Trouxemos informações sobre a importância da contribuição Senar, além de frisar os direitos e deveres do produtor rural no que tange à previdência rural. Assim, queremos ampliar o acesso à informação das comunidades rurais, sempre relembrando que as federações e o Senar estão de portas abertas para os sindicatos rurais”, destacou.

A analista Fernanda Rezende, da área animal da Faeac, reforçou o compromisso com o melhoramento da cadeia produtiva do leite: “Nossa equipe irá buscar formas de auxiliar os produtores nessa missão, seja com melhoramento de rebanho, manejo de pastagem ou outras práticas que fortaleçam a produção local.”

Já Glênia Andrade, analista de mercado da Faeac, apresentou dados importantes sobre a produção agropecuária do município: “Capixaba é responsável por cerca de 60% da produção de maracujá do Acre, um dado que evidencia o potencial da região. Também discutimos a produção de soja, milho e o papel da agricultura familiar, trazendo transparência e informações que ajudam o produtor a planejar melhor suas ações.”

Para o analista de área vegetal Luan Morais, o programa AgroBR é uma oportunidade de transformar o cenário produtivo local. “O objetivo é capacitar produtores de pequeno e médio porte para que se tornem futuros exportadores. Além disso, apresentamos as ações em andamento dentro do programa de fortalecimento das federações, que busca unir esforços entre os sindicatos e o Sistema Faeac/Senar”, disse.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Capixaba, José Nilton Nogueira, destacou a importância do evento para a comunidade.

“Promovemos este encontro para trazer mais conhecimento aos homens e mulheres do campo. Nossos parceiros da Faeac e do Senar são fundamentais nesse processo, pois o trabalho conjunto faz toda a diferença na hora de promover mudanças significativas e fortalecer o setor rural.”
Através destas ações contínuas, o Sistema reforça o compromisso com o fortalecimento das entidades sindicais e o desenvolvimento sustentável da produção rural acreana.