MEU ACRE QUERIDO

#TBT do Acre: Colégio Acreano

Quinta-feira é dia de Throwback Thursday (TBT), que para o português é traduzido como Quinta-feira do Retorno. É utilizado nas redes sociais para sinalizar fotos que remetem ao passado e que dão saudade. E quanta história o nosso querido Acre tem para contar?

Nesta quinta-feira traremos a nostalgia para os que estudaram no Colégio Acreano, localizado na Rua Benjamin Constant, hoje um calçadão, a linda escola com sua arquitetura típica dos anos 30. Entrar no Colégio Acreano é fazer uma viagem ao passado, navegar nas lembranças e de alguma forma, voltar à infância.

Colégio Acreano em 1948. Foto/Internet.

Foi inaugurado em 17 de julho de 1933 e completará em breve 86 anos. Fundado em uma época onde a educação visava apenas formar trabalhadores para a sociedade emergente e mão de obra especializada, em um momento onde o país passava por várias transformações políticas e econômicas do governo de Getúlio Vargas.

Sala de aula na escola, anos 40. Foto/Internet

No planejamento do Colégio Acreano estavam nomes como Mário de Oliveira, José Rodrigues Leite e Francisco de Oliveira Conde que se preocupavam com o futuro das crianças na época que geralmente estudavam somente até o quarto ano e iam se dedicar à agricultura. Com muito esforço, o chamado na época Ginásio Acreano foi inaugurado com uma turma de 40 alunos.

Colégio Acreano, dias atuais. Foto/Internet.