TCE-AC reforça compromisso ambiental na abertura do Mês da Amazônia e destaca sua Política de Sustentabilidade

Música, poesia, coral, feira de produtos da floresta e roda de conversa sobre sustentabilidade marcaram a abertura do Mês da Amazônia no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), realizada nesta quarta-feira, 3 de setembro. A programação, que se estenderá ao longo de todo o mês, está alinhada à Política Institucional de Sustentabilidade da Corte, aprovada em plenário neste ano e já em fase de implementação.

A iniciativa busca consolidar um modelo de gestão socioambiental capaz de integrar práticas sustentáveis (sociais, ambientais e econômicas), ao cotidiano administrativo do Tribunal, promovendo reflexão, sensibilização e engajamento de servidores, autoridades e sociedade sobre a importância da preservação da Amazônia.

Amazônia: patrimônio vital para o planeta

Com cerca de 5,5 milhões de km², a Amazônia corresponde a 60% do território brasileiro e abriga aproximadamente 10% da biodiversidade conhecida no mundo, além de ser considerada o maior reservatório de água doce superficial do planeta. O bioma exerce papel fundamental no equilíbrio climático global por meio do processo de evapotranspiração, que regula chuvas em diversas regiões do Brasil e da América do Sul.

Diante desse cenário, o TCE-AC reafirma a urgência da proteção ambiental e o compromisso institucional em integrar saberes tradicionais, ciência e governança para fortalecer políticas públicas sustentáveis.

Programação diversificada

A abertura contou com a Feira Amazônia Sustentável, que reuniu empreendimentos da bioeconomia e produtos da floresta; uma roda de conversa sobre sustentabilidade e interação entre homem e meio ambiente; além de apresentações culturais, incluindo o Coral do TCE, poesia recitada pela servidora Edineide Melo e show da cantora e compositora Elis Craveiro.

Durante todo o mês, a programação contempla palestras, novas feiras temáticas, lançamento do Painel ODS e uma sessão especial do Cine TCE: Luz, Câmera, Cidadania.

Reflexão sobre a Amazônia

A presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, destacou que a programação simboliza uma mudança institucional e reforça o papel do Tribunal na promoção da sustentabilidade.

“O Mês da Amazônia é mais do que uma celebração simbólica: é a oportunidade de demonstrar, na prática, o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade, a transparência e a responsabilidade social e ambiental. A Amazônia é um dos biomas mais importantes não apenas para a nossa região, mas para o Brasil e para o mundo. Ao ouvirmos os povos originários, aprendemos sobre o amor e o cuidado que devemos ter com essa obra da criação, perfeita e confiada por Deus ao ser humano para que fosse preservada. Esse cuidado se manifesta em pequenas atitudes do nosso dia a dia, em casa, no trabalho e na comunidade. É a soma dessas ações que garante a proteção de um patrimônio essencial à vida e ao equilíbrio do planeta”.

Sustentabilidade na prática

A roda de conversa “Sustentabilidade na Prática”, mediada pela servidora Lina Grasiela, contou com a participação das auditoras de Controle Externo do TCE, Dirlei Bersch e Maria Valdiza, do servidor Emanoel Queiroz, da representante do ICMBio, Raiara Mendes, e do pajé Edivaldo Ninawa, da etnia Huni Kui, Terra Indígena do Alto Purus. O debate reforçou a necessidade da união entre saberes científicos e tradicionais para garantir a preservação da floresta.

Na ocasião, foram apresentados os resultados do projeto de monitoramento da Bacia Hidrográfica do São Francisco, desenvolvido pelo TCE-AC em parceria com diversas instituições. A iniciativa, que abrange quatro áreas de atuação: meio ambiente, infraestrutura, socioeconômica e governança, já promoveu avanços significativos, como a retirada de 120 toneladas de resíduos sólidos entre 2023 e 2024, reduzindo alagamentos e impactos ambientais no igarapé São Francisco.

Outro destaque foi a implementação da Política Institucional de Sustentabilidade do TCE-AC, que prevê coleta seletiva, destinação adequada de resíduos, incentivo ao consumo consciente e integração com programas nacionais e internacionais, como a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a Rede Legislativo Sustentável (RLS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Compromisso renovado

Com a abertura do Mês da Amazônia, o TCE-AC reafirma sua adesão a práticas inovadoras de gestão socioambiental e fortalece o compromisso em integrar servidores, parceiros institucionais e a sociedade em iniciativas que unem sustentabilidade, governança e cidadania.

A solenidade contou com a presença da presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, do conselheiro Ronald Polanco, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Mário Sérgio Neri, e da procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado, Patrícia do Amorim Rêgo, além de servidores e convidados.

Texto: Andréia Oliveira
Fotos: Assessoria

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre