Nesta quarta-feira, 13, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, revelou os planos para a visita da ministra do Planejamento, Simone Tebet, ao estado em maio. A ministra é esperada para participar do seminário “Uma saída pacífica para o Brasil”.
Segundo Mesquita, este evento proporcionará ao governo do Acre a oportunidade de apresentar uma proposta crucial: a utilização do corredor interoceânico, conectando o Acre aos portos do Peru: “Esta rota apresenta certas necessidades que precisam ser superadas, bem como obstáculos a serem vencidos. A vinda da ministra ao Acre nos proporcionará a oportunidade de realizar um grande seminário para apresentar a ela todo esse contexto, destacando o potencial do nosso estado com essa conexão do Brasil com a Ásia, através do Porto de Chancay”, afirmou.
Nesta semana, Tebet visitou o Porto de Chancay como parte do diálogo sobre as rotas de integração sul-americana: “Exportações e importações vão ficar mais baratas, aumentando a competitividade dos nossos produtos e reduzindo os preços para a população”, acrescentou a ministra. “O Brasil tem muito a ganhar com a integração, e o Peru tem muito a ganhar com integração também. Essa é a base do projeto: mais emprego, mais renda, mais dignidade para todos”, ponderou Tebet.