Fenômeno de categoria F3 deixou seis mortos, mais de 750 feridos e cerca de mil desalojados em Rio Bonito do Iguaçu; governo montou abrigos emergenciais e força-tarefa de reconstrução.
Um tornado de categoria F3 devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde de sexta-feira (7). O fenômeno, com ventos que ultrapassaram os 250 km/h, destruiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais da cidade, deixando um cenário de calamidade. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou estado de calamidade pública e acompanha os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais equipes de resgate na região.
De acordo com o governo estadual, ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas. As vítimas fatais foram identificadas como Julia Kwapis, 14 anos; Adriane Maria de Moura, 47; Jurandir Nogueira Ferreira, 49; José Neri Geremias, 53; Claudino Paulino Risse, 57; e José Gieteski, 83. A Defesa Civil informou ainda que há uma sétima vítima sob os escombros, cuja identidade não foi confirmada. Mais de 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo desastre natural.

Com ao menos mil desalojados e 28 desabrigados, o governo estadual montou abrigos emergenciais em parceria com municípios vizinhos. O primeiro espaço de acolhimento foi instalado na Casa de Líderes de Laranjeiras do Sul, que já recebeu famílias desabrigadas e conta com mais 80 vagas disponíveis. Um Centro de Acolhimento, Triagem e Cadastro também foi montado em Rio Bonito do Iguaçu, além de um centro de alimentação no Centro do Idoso e um posto de comando para coordenar as ações humanitárias.
Ratinho Junior destacou que a prioridade agora é o amparo às vítimas e a reconstrução da cidade. “Cerca de 90% do município foi afetado, por isso decretamos calamidade pública, o que permite liberar recursos e agilizar o atendimento. Já determinamos que a Cohapar avalie estratégias para reconstruir as moradias e garantir abrigo às famílias atingidas”, afirmou o governador. Com informações do Portal Metrópoles.





