Em cerimônia realizada no Palácio da Justiça, a Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu posse, na tarde desta terça-feira, 7, a 8 novas juízas e juízes de Direito substitutos aprovados em concurso público para ingresso na magistratura estadual. Com a entrada dos novos substitutos, o Poder Judiciário acreano passa a contar, ao todo, com 76 magistradas e magistrados de 1º grau.
O ato solene foi conduzido pela presidente do tribunal, desembargadora Regina Ferrari, e contou com a presença dos membros da Corte de Justiça do Acre, advogados, defensores públicos, magistrados, procurador Ministério Público do Acre (MPAC), além de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual e Municipal.
A ação é de grande relevância para o Poder Judiciário do Estado do Acre, que já conta com juízes em todas as Comarcas instaladas e poderá agora designar estrategicamente magistrados substitutos para reforçar as atividades jurisdicionais nas unidades judiciais onde houver necessidade.
Rito de posse
Após a entrada da corte e abertura da Sessão Solene, iniciou-se o rito de posse com a entrada dos empossandos: Deise Minúscoli, Mirela Ribeiro, Natália Maia, Bruno Bicudo, Hellen Oliveira, Gabriela Elleres e Ricardo Freire que foi o escolhido, em nome de todos os empossandos, para prestar juramento público de compromisso com a função e com a instituição. Logo depois, a desembargadora-presidente deu posse a cada um individualmente.
Já empossadas, as juízas de Direito substitutas Deise Minúscoli e Hellen Oliveira discursaram em nome dos demais colegas. Elas falaram da profunda gratidão de tomar posse como magistradas do Poder Judiciário do Acre, do sonho realizado, das dificuldades durante o processo de estudo, apoio familiar e da satisfação de servir a população acreana. Elas compartilharam o desejo de fazer diferença contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, e reafirmaram o compromisso de honrar a confiança depositada atuando com imparcialidade, ética e dedicação na busca pela justiça.