Tribunal de Nova York divulga desenho de Maduro durante audiência nos EUA

Um desenho divulgado pelo Tribunal Federal de Nova York retratou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a esposa, Cilia Flores, durante a audiência realizada nesta segunda-feira (5/1). Como não foi permitida a presença de câmeras no local, a ilustração oficial se tornou o único registro visual do momento em que o líder venezuelano se apresentou à Justiça dos Estados Unidos.

Durante a sessão, Maduro negou todas as acusações apresentadas pela promotoria norte-americana. “Não sou culpado. Sou inocente de tudo o que foi mencionado aqui”, afirmou ao juiz. Cilia Flores, que acompanhou a audiência, também ouviu a leitura das acusações e igualmente se declarou inocente.

O presidente venezuelano e a esposa respondem por crimes como narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e associação criminosa. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, Maduro e aliados teriam utilizado instituições venezuelanas para estruturar um esquema de corrupção sustentado pelo tráfico internacional de drogas.

Ao final da audiência, o juiz Alvin K. Hellerstein, de 92 anos, definiu os próximos encaminhamentos do processo e marcou uma nova sessão para o mês de março. A ação criminal contra Maduro tramita há cerca de 15 anos na Justiça norte-americana.

Preso após uma operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, Maduro está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, enquanto aguarda o avanço do processo judicial.
Com informações do portal NBC News.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre