Líderes conversaram por três horas sobre o programa nuclear iraniano e a guerra em Gaza.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reuniram na Casa Branca na quarta-feira (11) para discutir temas centrais da agenda no Oriente Médio, como o programa nuclear do Irã e a guerra em Gaza. O encontro durou cerca de três horas e, segundo o premiê israelense, tratou das “necessidades de segurança” de Israel no contexto das negociações em andamento.
Após a reunião, Netanyahu afirmou que os dois países concordaram em manter uma coordenação estreita diante dos desafios regionais. Já Trump classificou o encontro como “bom”, mas ressaltou que ainda não houve uma decisão definitiva sobre os próximos passos da política norte-americana para a região.
Em publicação na rede Truth Social, o presidente dos EUA declarou que sua preferência é continuar as negociações com Teerã enquanto houver possibilidade de um acordo. Segundo ele, as tratativas seguem para avaliar se é viável chegar a um entendimento sobre o programa nuclear iraniano.
Na véspera do encontro, Trump havia mencionado a possibilidade de enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio como forma de pressionar o Irã. O governo norte-americano retomou recentemente negociações em Omã sobre o tema, mantendo, ao mesmo tempo, a ameaça de ação militar caso não haja avanços diplomáticos.




