Trump homenageia Charlie Kirk em funeral: “Nenhum de nós jamais esquecerá”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestou homenagem ao ativista conservador Charlie Kirk durante o funeral realizado neste domingo, 21. Kirk foi assassinado no dia 10 de setembro, enquanto discursava na Universidade de Utah Valley. Em seu discurso, Trump classificou o episódio como “um ato de violência brutal” e afirmou que o país perdeu uma de suas maiores lideranças jovens.

“Naquele dia terrível, 10 de setembro de 2025, nosso maior evangelista da liberdade americana tornou-se imortal”, disse o republicano. Ele descreveu Kirk como um “gigante de sua geração”, destacando sua coragem e dedicação à defesa da liberdade. “Ele viveu corajosamente, viveu ousadamente e argumentou brilhantemente sem pedir desculpas. Ele fez o que era certo para nossa nação.”

O presidente ressaltou que Kirk foi alvo de violência justamente por defender suas convicções. “Charles James Kirk foi horrivelmente assassinado por um monstro radicalizado e de sangue frio por dizer a verdade que estava em seu coração”, declarou. “Ele foi violentamente morto porque falou pela liberdade e justiça, por Deus, pelo país, pela razão. E pelo bom senso deles.”

Além de Trump, o vice-presidente J.D. Vance e outros membros do alto escalão do governo também discursaram no memorial. Em sua fala, o presidente destacou o impacto da trajetória de Kirk no movimento conservador e disse que sua memória permanecerá viva. “Sei que falo por todos aqui hoje quando digo que nenhum de nós jamais esquecerá Charlie Kirk, e a história também não esquecerá.”

Dirigindo-se à viúva do ativista, Trump afirmou que o país compartilha a dor da perda e garantiu que o legado de Kirk será preservado. “Prometemos que faremos tudo o que pudermos para garantir que seus filhos cresçam em uma terra onde seu pai seja honrado e reverenciado como um grande herói americano”, afirmou.

Trump também recordou o início da trajetória de Kirk na política conservadora. Segundo ele, o ativista chegou a passar cinco anos sem salário, morando no porão dos pais, enquanto percorria os EUA divulgando sua mensagem. “Ele nunca esteve nisso por dinheiro. Ele sempre esteve na missão. Como gostava de dizer, mesmo naquela época: temos um país para salvar.”

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre