Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o norte do Japão nesta segunda-feira, provocando um tsunami que alcançou até 40 centímetros em áreas costeiras das regiões de Aomori e Hokkaido. A Agência Meteorológica do país informou que o sismo ocorreu no mar a leste de Aomori, próximo à ilha de Honshu, e ao sul de Hokkaido.
As ondas chegaram à cidade de Urakawa, em Hokkaido, e ao porto de Mutsu Ogawara, em Aomori. Equipes de emergência foram mobilizadas imediatamente, enquanto moradores de áreas litorâneas receberam alertas para se deslocarem a locais seguros. Até o momento, não há relatos de grandes inundações.
A emissora pública NHK informou que várias pessoas ficaram feridas em um hotel na cidade de Hachinohe, também em Aomori. O governo japonês instalou uma força-tarefa de emergência para avaliar a extensão dos danos e coordenar as ações de resposta ao desastre.
A primeira-ministra Sanae Takaichi afirmou que todas as equipes estão empenhadas em proteger vidas e que esforços máximos estão sendo realizados para atender as áreas afetadas. Usinas nucleares próximas ao epicentro realizam verificações de segurança após o tremor. Autoridades seguem monitorando possíveis réplicas e o comportamento das marés nas próximas horas. Com informações do portal R7.com


