Durante Sessão Solene em homenagem ao cooperativismo, realizada nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, ressaltou o papel essencial dos cooperados, dirigentes e colaboradores das cooperativas no fortalecimento do setor em todo o estado.
“Na condição de presidente, sou apenas um mediador de um trabalho feito por incansáveis cooperados em todo o nosso Estado”, afirmou Valdemiro, ao pedir uma salva de palmas em reconhecimento ao esforço coletivo. Ele destacou que o Acre já conta com mais de 50 mil cooperados, atuando em áreas como transporte, saúde, crédito, agricultura familiar, trabalho, serviços e agroextrativismo.
Rocha também agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa, especialmente do deputado Pedro Longo, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, que tem atuado em defesa do setor e na mediação de pautas importantes junto ao poder público.
Ao final de sua fala, o presidente da OCB lançou um desafio ao secretário de Governo, Alysson Bestene, representado na solenidade por Calixto: articular com a vice-governadora Mailza Assis a criação de um programa estadual de fomento ao cooperativismo. “Criar uma política pública para o setor será o maior presente que a nossa vice-governadora poderá dar a esse movimento que tanto contribui com a sociedade acreana”, defendeu.