Valdir Perazzo visita presidente do TJAC e discute implementação do programa Moradia Legal no Acre

Nesta sexta-feira, 14, o advogado Valdir Perazzo, diretor do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária (IBRF) no Acre, esteve em conversas com o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira. Durante o encontro, Perazzo apresentou propostas para fortalecer a regularização fundiária urbana no estado e detalhou planos para conhecer de perto o NUREF – Moradia Legal Pernambuco, programa de sucesso coordenado pelo Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O Moradia Legal Pernambuco é coordenado pelo juiz assessor especial da Presidência do TJPE, Dr. Gleydson de Lima Pinheiro, e tem como coordenadora adjunta a Dra. Sara de Oliveira Silva Lima. O projeto já está implantado em quase todos os 184 municípios pernambucanos e foi elogiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma das principais características do programa é o foco no direito à moradia da mulher, sendo que mais de 60% dos imóveis regularizados estão em nome de mulheres, promovendo o empoderamento feminino.

“Eu e o deputado Afonso Fernandes estamos indo a Pernambuco para conhecer de perto o Moradia Legal e trazer essa experiência para o Acre. Nossa intenção é realizar uma audiência pública aqui no estado e, se possível, implantar o projeto sob a coordenação do Tribunal de Justiça do Acre”, afirmou Perazzo.

Além da pauta sobre regularização fundiária, Valdir sugeriu ao presidente do TJAC a criação de uma rota aérea direta entre Recife e Rio Branco, como parte de uma estratégia para fortalecer a integração turística e comercial entre o Acre e a comunidade andina.

“Estamos advogando a tese de que é possível estabelecer um voo direto de Recife para o Acre, facilitando o acesso dos viajantes do Nordeste que pretendem conhecer Machu Picchu e Lima. O Acre seria uma porta de entrada estratégica para o turismo na região”, explicou.

O desembargador demonstrou entusiasmo com a proposta e solicitou mais informações para apresentá-la na próxima reunião do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça.

“Dr. Laudivon ficou muito interessado na ideia e já planeja discutir o projeto com o presidente Ricardo Paes Barreto na próxima reunião”, revelou Perazzo.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre