Valterlucio Campelo é o convidado do novo episódio do DiárioCast e fala sobre Amazônia, agronegócio e seu novo livro

O DiárioCast, podcast do Diário do Acre, lançou nesta sexta-feira (03) uma edição especial gravada diretamente nos estúdios da Associação dos Militares do Acre (AME-AC). O jornalista Ronan Matos, editor-chefe do Diário, recebeu Valterlucio Campelo, agrônomo, escritor, articulista e colunista do site.

Na pauta, além dos comentários ácidos e politicamente incorretos sobre política e os últimos acontecimentos aqui pelas terras de Galvez, Valterlucio apresentou seu novo livro, “Arquipélago do Breve”, uma série de microcontos.

“Eu venho trabalhando numa linguagem direta, automática e funcional, que não dê preguiça de ler para ninguém, especialmente os jovens, que são a maior parte do público. Com cerca de 40, 50 ou 60 palavras, é possível cutucar o cérebro do leitor. Além disso, fiz questão de acompanhar cada microconto com uma ilustração”, explicou Valter sobre o formato da obra.

Ainda na conversa, Ronan e Valterlucio comentaram sobre os recentes embargos na Reserva Chico Mendes e a atuação das ONGs na Amazônia.

“Essas ONGs se protegem, o Estado protege as ONGs, e elas também mantêm vínculos com grandes empresas, inclusive estrangeiras”, afirmou Valter.

Questionado sobre o papel do agronegócio no desenvolvimento do Acre, Valterlucio foi enfático:

“Eu penso que o agronegócio pode ser um dos atores, mas não o principal. Não pode ser o único. O trem do desenvolvimento do Acre não pode levar apenas milho e soja; ele precisa levar uma série de outros bens e serviços que podemos produzir.”

O jornalista também destacou a questão da florestania:

“As pessoas estão acostumadas a comparar o antes e o depois da florestania. Eu acompanhei isso com muito interesse e sempre fui crítico desde o início, porque percebia que aquilo não fazia sentido.”

Quer saber mais? Então assista ao episódio completo do DiárioCast e acompanhe esse papo imperdível!

Para quem quiser conferir o mais novo lançamento de Valterlucio Campelo, “Arquipélago do Breve”, uma envolvente série de microcontos, os exemplares já estão disponíveis e podem ser adquiridos diretamente com o autor pelo telefone +55 68 99243-4848.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre