Vereador de Rio Branco pede revisão de decisão da UFAC sobre nomes de blocos e salas

Durante a sessão realizada na manhã desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Rio Branco, o Vereador Samir Bestene fez um apelo à reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC) para reconsiderar a decisão do Conselho Universitário de alterar os nomes de blocos e salas que homenageiam mais de 20 figuras importantes na história do estado, como Edmundo Pinto, Jorge Kalume e Wanderley Dantas. Essas personalidades, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Acre e a fundação da própria UFAC, tiveram seus nomes ligados à história do regime militar. O Vereador expressou a preocupação de que a mudança dos nomes apague a memória desses cidadãos por razões políticas.

“Eu queria a atenção dos nobres vereadores que na semana passada pegou de surpresa algumas famílias que fizeram a história do Acre, onde o Conselho Universitário da UFAC aprovou a mudança de nomes de blocos e salas. Isso mostra indignação desses familiares e dessas pessoas, que é uma falta de respeito com essas pessoas que lutaram pelo Estado do Acre, que lutaram pela UFAC e estão sendo retirados os seus nomes por ideologias políticas, isso é um absurdo”, disse o parlamentar. 

A decisão do Conselho Universitário de modificar os nomes foi tomada após recomendação do procurador regional do Ministério Público Federal (MPF), Lucas Dias. Ele apresentou uma ação civil à Justiça Federal, sugerindo que os nomes das pessoas ligadas ao regime militar fossem retirados dos prédios e blocos da UFAC. 

“Nós esperamos que a reitora da UFAC possa rever essa decisão do Conselho Universitário, porque nós não podemos aceitar que por ideologias, pessoas apaguem, pessoas rasguem, pessoas queimem a história do Acre e a história da UFAC. Isso é um absurdo”, pontuou Bestene. 

O Conselho Universitário acatou a recomendação e aprovou o parecer que determina a alteração dos nomes. A medida vem gerando intensos debates sobre como lidar com os aspectos históricos e políticos do passado do Brasil e do Acre, enquanto se preserva a memória daqueles que deixaram uma marca significativa na região.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre