O vereador James do Lacen (PDT) vai apresentar, ainda neste mês, um projeto de lei para que médicos fiquem em tempo integral nas unidades de saúde de Rio Branco. A proposta atende a uma portaria do Ministério da Saúde (MS), flexibilizando a carga horária dos profissionais, que pode chegar a 40 horas semanais. “Além da necessidade, esse projeto é uma reivindicação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse o parlamentar.
James do Lacen conta com o apoio de seus pares e do prefeito Tião Bocalom. Disse que visitou todas as unidades de saúde do município, bem como conversou com usuários e os profissionais da área. “A atenção básica é a porta de entrada de todos os serviços oferecidos pelo SUS. Cuidando das pessoas nessa fase, evitaremos que algumas doenças possam evoluir para a média e alta complexidade”, destacou.
Ainda de acordo com o vereador, a proposta promover a saúde, combate doenças e proporciona a cura de moléstias com mais eficácia. “A saúde é um direito de todos e um deve do Estado Brasileiro, enfatizou ele, que ainda acrescentou: “As missões principais de um parlamentar são fiscalizar o Executivo e apresentar proposições. O nosso mandato focará na saúde”.
James é servidor do Laboratório Central (Lacen) há 37 anos. Formando em Química pela Universidade Federal do Acre (Ufac), concorreu por três vezes (2012, 2016 e 2020), sempre obtendo votações expressivas. Com 2.052 votos, era o primeiro suplente de Michelle Melo, que, último pleito, elegeu-se deputada estadual.