Vereador Samir Bestene defende pesquisa e tecnologia para revitalização do rio Acre

Com o nível do rio Acre descendo a níveis espantadores neste verão, o vereador Samir Bestene (Progressistas) fez discurso nessa terça-feira (18) defendendo um projeto que garanta a sobrevivência do manancial e o controle de sua vazão. “Já existe tecnologia para isso, basta buscar apoio federal e internacional”, argumentou Samir. O leito do rio estava em 1,90 ontem. 

Samir lembrou que a queda abrupta está ocorrendo apenas três meses após a alagação que desabrigou milhares de famílias passando mais de dois metros de sua cota de inundação. Em março o governo decretou estado de emergência por conta da enchente e agora decretou emergência por causa da seca.

“O Rio Acre baixou 61 cm em duas semanas e atingiu o segundo menor nível para julho nos últimos 10 anos, o rio Acre está pedindo socorro. É inadmissível nós morarmos numa cidade no meio da região amazônica, com a maior bacia hidrográfica do mundo, e a gente ainda sofrer com problemas de falta de água”, observou Samir.
O vereador pediu que o poder público busque ajuda federal e internacional para revitalizar o Rio Acre, e ressaltou que há tecnologia disponível para isso. “Milhares de famílias vão sofrer com a falta de água, e isso acontece devido a anos de esquecimento para a gente poder revitalizar esse rio, nós já temos tecnologia para isso”, declarou Samir.

De acordo com o vereador, é hora da classe política e acadêmicaa olhar para o rio Acre de forma mais atenciosa. “Então fica aqui o pedido nesta tribuna para que o poder público possa buscar ajuda a nível federal ou até a fundos internacionais para a gente poder revitalizar esse rio de extrema importância para todos nós, rio-branquenses”, ressaltou Samir.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre