Iniciativa visa efetivar ações de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas que atingem o estado.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez, participou na tarde desta terça-feira, 24, na sede do Tribunal de Contas do Estado Acre (TCE-AC), da assinatura do protocolo de intenções para recuperação da bacia do Igarapé São Francisco.
Com a assinatura do documento, as instituições buscam efetivar, de forma conjunta, ações de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas no Acre. Neste primeiro momento, os atores sociais – órgãos públicos, ONGs, comunidade científica, políticos – voltam suas atenções para melhoria da qualidade das águas do Igarapé São Francisco, afluente do Rio Acre, principal bacia hidrográfica do estado.
Para o vice-presidente do TJAC, desembargador Camolez, esse protocolo demonstra o empenho dos Poderes em amenizar os impactos trazidos pelas catástrofes climáticas, como a seca dos rios e as inundações.
Posteriormente, planeja-se a elaboração de um termo de cooperação técnica, prevendo repasse de recursos, para a realização de estudos e elaboração de projetos visando a restauração ecológica da bacia e ampliação da capacidade de macrodrenagem do leito do igarapé.
Também estiveram na reunião o governador do Estado, Gladson Cameli; o presidente do TCE/AC, conselheiro Ribamar Trindade; o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Acre (Ufac), professor Alexandre Hid; a procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Acre (MPAC), Rita de Cássia; além do senador Alan Rick, os deputados federais Socorro Neri e Ulisses Araújo.