Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da “reeleição” do atual ditador Nicolás Maduro.
Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram o momento em que alguns manifestantes, que aparecem cercados de outros cidadãos, derrubam a estátua em homenagem ao socialista.
Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da “reeleição” do ditador Nicolás Maduro.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país proclamou o ditador Nicolás Maduro como presidente reeleito do país, na tarde desta segunda-feira. O órgão alega que o chavista obteve pouco mais de 5 milhões de votos, enquanto Edmundo González, da oposição, 4,4 milhões.
“Gostaria de saudar especialmente o corpo diplomático do país, embaixadores, encarregados de negócios e o povo”, disse o ditador. “Temos de respeitar os resultados das eleições.”
Sob grande desconfiança a respeito do resultado das eleições, Maduro defendeu o sistema eleitoral do país, o qual classificou como de “altíssimo nível de segurança”. “Houve 16 auditorias. Digam-me: em quais países há tanta auditoria?”, disse.
Conforme o CNE, Maduro ganhou com 51,2% dos votos. Já o ex-diplomata Edmundo González obteve 44%.
María Corina Machado e Edmundo González devem se pronunciar nas próximas horas
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado e o presidenciável Edmundo González devem se pronunciar às 19h (horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo comando da campanha, que afirma ter provas da vitória de Edmundo.
No domingo 28, pouco tempo depois do anúncio dos resultados, os opositores contestaram as estatísticas divulgadas pelo CNE, controlado pelo regime chavista. A oposição venezuelana afirma que Edmundo González Urrutia foi o verdadeiro vencedor das eleições, com 70% dos votos.
Quem foi Hugo Chávez, pai do regime ditatorial chavista
Nascido em 1954, Hugo Chávez foi um ditador e militar venezuelano que governou a Venezuela de 1999 até sua morte em 2013. Depois de seu falecimento, Nicolás Maduro ascendeu ao poder, dando início à maior recessão da história do país.
Chávez foi o responsável pela implantação do regime ditatorial socialista — também chamado de “chavista”, em referência ao seu sobrenome — na Venezuela.