A visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao Acre, agendada para o dia 31, tem gerado grande expectativa entre os produtores acreanos e outros setores do estado. Fávaro estará presente na ExpoAcre, o principal evento agropecuário do Acre.
Embora ainda não esteja claro quem organizou a agenda do ministro, seja o senador Sérgio Petecão, do PSD, mesmo partido do ministro, ou o ex-senador Jorge Viana (PT), a presença de Fávaro já foi confirmada.
O que realmente faria sentido na vinda do ministro da Agricultura ao Acre? Em primeiro lugar, a questão da exportação de carne. O Acre, com uma pecuária em constante crescimento nos últimos anos, busca mais espaço no mercado externo. Em março, a China habilitou 38 frigoríficos pelo Brasil, incluindo Rondônia, mas o Acre não foi incluído.
Em segundo lugar, a questão do milho, especificamente a liberação da venda com um corredor rápido para o Peru, é outra pauta importante que deve ser discutida durante a visita. A expectativa é que esses temas possam ser abordados nas agendas do ministro durante sua estadia no Acre.
Fávaro vai conseguir resolver essas pendências? O agro está de olho, e quem conseguir destravar essas questões pode até sair com o apoio do setor.





