Jorge Viana, o eterno nome do PT no Acre, tenta mais uma vez seu retorno político. O ex-senador e atual presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), anunciou, em conversa nesta terça-feira, 22, com o jornalista Luis Carlos Moreira Jorge, que está organizando uma visita do presidente Lula ao Acre no próximo ano. Segundo Viana, o presidente virá para anunciar uma “série de ações” do governo federal no estado. Claro, tudo isso sob a benção do PT, que ainda acha que o Acre é seu quintal.
Viana, no entanto, tratou logo de afastar qualquer rumor sobre disputar o governo em 2026. Ao menos por enquanto, sua mira está no Senado. A partir de maio do próximo ano, ele promete estar mais presente no estado, já preparando o terreno para sua candidatura.
“JV é um político que sempre teve a sua militância no PT, por onde foi prefeito da capital, senador e governador – tem obras espalhadas pelo estado – mas a sua votação não é restrita ao partido, ela vai, muito além dos muros petistas. Isso ficou comprovado quando foi o nome mais votado da oposição na última eleição, mesmo com uma candidatura em cima da hora para o Palácio Rio Branco, só perdendo para o governador Gladson Cameli”, disse Crica em sua análise.
Mas será que isso é motivo para otimismo? Os tempos são outros, o Acre mudou. Aquele estado onde o PT fazia e desfazia, mandava e desmandava, não existe mais.
E Lula? Será que a visita do presidente encheria ao menos uma kombi? A realidade é que o Acre de hoje está muito longe do reduto petista que foi há duas décadas. Lula e o PT podem até trazer promessas e discursos, mas dificilmente encontrarão a mesma receptividade de antes.