COLUNA VOCÊ SABIA?

Você sabia que Brasil e Uruguai já foram um país só?

A região onde hoje é o Uruguai sempre foi muito disputada por portugueses, espanhóis e até ingleses, pois quem tivesse a região controlaria a banda oriental do Rio da Prata que era a saída para o oceano da Baía da Prata onde se localizavam os rios Paraguai, Uruguai e Paraná.

Sendo assim, quem tivesse o Uruguai praticamente controlaria o comércio no interior do continente. Os portugueses chegaram a fundar a cidade de Colônia do Sacramento mas foram expulsos pelos espanhóis que fundaram depois a cidade de Montevideo.

Nessa época tudo virou uma confusão, a Argentina declarou sua independência da Espanha e dizia que o território uruguaio era deles, os espanhóis queriam continuar seu domínio sobre o Uruguai, os ingleses queriam dominar o comércio na Baía do Prata e os uruguaios queriam sua independência iniciando assim uma luta armada liderada por José Artigas, que depois de muita luta conseguiu conquistar a cidade de Montevideo dos espanhois.

Mas, a alegria de Artigas durou pouco. Em 1817, o Brasil que ainda não era independente e na época liderado pelo rei Dom João VI aproveitou de todo esse caos para invadir o território com seu exército, derrotando Artigas e ocupando o Uruguai, Dom João VI nada bobo se aproveitou que sua esposa Cartola Joaquina era espanhola para reivindicar o território, anexando em seguida as terras ao Brasil onde foi chamado de Província da Cisplatina.

Em 1825, com o Brasil já independente, os uruguaios não queriam fazer parte do novo país, falavam um outro idioma e tinha uma cultura diferente, então liderados por Juan Antonio Lavalleja se aliaram à Argentina em uma nova luta pela independencia.

Nessa ocasião, a independência do Uruguai foi declarada em 25 de agosto de 1825 e reconhecida 3 anos mais tarde.