Coluna Você Sabia?

Você sabia que existe um time de futebol na Espanha onde a maioria dos espanhóis são proibidos de jogar?

No mundo inteiro temos vários exemplos de nacionalismo, mas numa região chamada País Basco no extremo norte da Espanha o orgulho regional é levado realmente a sério,  tão a sério a ponto de os bascos não se considerarem espanhóis, possuem um idioma próprio, o Eureska e sua cultura difere muito da típica cultura espanhola que conhecemos com seus flamencos e touradas.

Há muito tempo o País Basco alimenta o sonho da independência e ainda é o exemplo de nacionalismo mais radical dentro da Espanha, sendo diferente da apresentada pela Catalunha.

Representando a força desse nacionalismo está o Athletic Bilbao, um time espanhol da região do País Basco que simplesmente não aceita jogadores que não sejam bascos, o que faz dele um time espanhol onde a maioria dos espanhóis não são aceitos.

Um estatuto de 1911 proíbe qualquer pessoa que não tenha nascido na região de vestir a camisa do clube em campo. Somente nos anos 90 começaram a ser aceitos jogadores que não nasceram na região mas que fossem filhos de Bascos, a regra continua até hoje.

O jogador basco Aritz Aduriz (à esqueda) vestindo a camisa do Athletic Bilbao. Foto/Internet

O mais interessante é que mesmo limitando quem pode jogar na equipe, o time é ao lado de Real Madrid e Barcelona os únicos times que nunca caíram para a Série B espanhola e só ele e o Real Madrid atingiram a façanha de serem campeões espanhóis invictos. Seu maior rival local é o Real Sociedad, que apesar de também ser do País Basco, é bem menos radical. O atacante Joseba Etxeberria que jogou pela seleção espanhola na copa de 1998 é o maior ídolo da equipe.