Pular para o conteúdo

Workshop Produtor Rural do Sicoob debate futuro do agronegócio brasileiro

Mais de 580 colaboradores do Sicoob se reuniram em Brasília, em 11 e 12 de julho, para o 15º Workshop Produtor Rural. O evento, que se consolidou como um importante fórum de conhecimento e troca de experiências, teve como objetivo impulsionar o agronegócio dentro da instituição por meio do desenvolvimento de estratégias e soluções financeiras diferenciadas para os cooperados. Os debates abordaram temas como sustentabilidade, tecnologia no campo, gestão financeira e acesso ao crédito.

Além das cooperativas singulares e centrais, participaram diretores e representantes de órgãos governamentais. O presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Miguel Oliveira, destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira e o compromisso da instituição em apoiar o setor. “O Sicoob acredita no potencial do agronegócio e estamos investindo para que ele continue crescendo de forma ampla e sustentável”, afirmou.

A instituição encerrou a Safra 2023/2024 com resultados expressivos, disponibilizando R$ 48,4 bilhões em crédito para produtores de todo o Brasil. Já para este ciclo, o Sicoob pretende aumentar em 10% a liberação de recursos, com R$ 53,4 bilhões em crédito rural no Plano Safra 2024/2025.

A edição deste ano do Workshop Produtor Rural se destacou pela programação diversificada, com palestras, painéis de discussão e apresentação de cases de sucesso. De acordo com o diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse Junior, isso proporcionou aos participantes um ambiente propício para o aprendizado e a atualização profissional. “Criamos um espaço ímpar para o compartilhamento de conhecimentos, experiências e inovações”, ressaltou o diretor.

Compromisso com o futuro

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrega da terceira edição do Prêmio Produtor Rural Sustentável, que reconhece e incentiva as melhores práticas de produção sustentável entre os cooperados produtores do Sicoob. Os vencedores foram selecionados por uma comissão de especialistas com base em critérios rigorosos que avaliaram o impacto ambiental, social e econômico das propriedades rurais inscritas.

Foram recebidos um total de 120 projetos, dos quais 12 foram selecionados como finalistas. Após uma avaliação minuciosa, levando em consideração critérios como potencial de replicação, originalidade, inovação, benefícios e impactos positivos no meio ambiente e sociedade, foram escolhidos os seis vencedores.

Conheça os vencedores do Prêmio Produtor Rural Sustentável 2024:

Jean Filipe Kortstee Ferreira – Sicoob Cooplivre (Holambra, SP)

Maria Aparecida dos Santos – Sicoob Credisudeste (Alto Jequitibá, MG)

Lucileide Batista – Sicoob Credivass – Intanhudu (MG)

Inácio Soares – Sicoob Credcooper (São Sebastião do Anta, MG)

Pedro Budny – Sicoob Credija – (Içara, SC)

Marciel Covre – Sicoob Coopermais (Itarana, ES)

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse: www.sicoob.com.br para mais informações.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre