Prefeito de Rio Branco apresenta projeto pioneiro de reciclagem ao Sicredi em busca de parceria estratégica

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nessa terça-feira (27), em seu gabinete, o superintendente do Sicredi no Acre, Odemir Bechilin, para apresentar o projeto “Acre Recicla”, um projeto inovador que torna a capital acreana pioneira na implantação de uma usina de termoplásticos na região Norte.

Reuniao com representantes da Sicred 1
A iniciativa prevê o reaproveitamento de materiais como garrafas PET, sacolas plásticas, isopor e outros resíduos sólidos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A iniciativa prevê o reaproveitamento de materiais como garrafas PET, sacolas plásticas, isopor e outros resíduos sólidos, que passarão a ser transformados em novos produtos, como tábuas e peças feitas da chamada ‘madeira plástica’.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO), que reúne 22 municípios acreanos.

Reuniao com representantes da Sicred 3
Durante apresentação prefeito destacou o caráter inovador do programa e o papel fundamental da população na separação correta dos materiais recicláveis. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante a apresentação, o prefeito destacou o caráter inovador do programa e o papel fundamental da população na separação correta dos materiais recicláveis.

“Primeiro de tudo, quero dizer que o que estamos fazendo é pioneirismo aqui na Prefeitura de Rio Branco. Pegar o lixo e transformá-lo em peças. Esse é o Acre Recicla. Vamos iniciar o projeto piloto em Rio Branco e contar com o apoio do Sicredi. Cada participante receberá um saco de 100 litros para separar todo material reciclável. Tudo será levado para a usina e transformado em madeira plástica. Quem ganha é a população e, principalmente, o meio ambiente”, disse o gestor municipal.

Reuniao com representantes da Sicred 4
“Estamos avaliando entrar como parceiros do projeto, que começará em alguns bairros, mas pode alcançar todo o Acre”, ressaltou Odemir Bechilin, superintendente do Sicredi no Acre. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o Sicredi, a proposta representa uma oportunidade de fortalecer ações sustentáveis e ampliar o alcance da coleta seletiva no estado.

“Falamos sobre a importância de coletar, preparar o material e gerar um produto com a reciclagem. Estamos avaliando entrar como parceiros do projeto, que começará em alguns bairros, mas pode alcançar todo o Acre”, ressaltou Odemir Bechilin, superintendente do Sicredi no Acre.

Reuniao com representantes da Sicred 5
“O projeto Acre Recicla está começando por Rio Branco e marca o início da política estadual de resíduos. A ideia é instalar o processo aqui e, depois, expandir para os demais municípios”, afirmou Afonso da Rocha, consultor da Secretaria Municipal de Meio Ambinete.

O encontro contou ainda com representantes do CINRESO e consultores técnicos que acompanham a implantação do programa. “O projeto Acre Recicla está começando por Rio Branco e marca o início da política estadual de resíduos. A ideia é instalar o processo aqui e, depois, expandir para os demais municípios”, afirmou Afonso da Rocha, consultor da Secretaria Municipal de Meio Ambinete.

Reuniao com representantes da Sicred 11
“Escolhemos dois bairros de Rio Branco para iniciar o plano piloto do programa. Com essa parceria entre a Prefeitura, o consórcio e o Sicredi, em breve o Recicla Acre estará presente nos demais 21 municípios do estado”, disse Emerson Leão, secretário-executivo do CINRESO. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Escolhemos dois bairros de Rio Branco para iniciar o plano piloto do programa. Com essa parceria entre a Prefeitura, o consórcio e o Sicredi, em breve o Recicla Acre estará presente nos demais 21 municípios do estado”, disse Emerson Leão, secretário-executivo do CINRESO.

Com a implantação da usina de termoplásticos e o início efetivo do Acre Recicla, Rio Branco avança para um novo modelo de gestão ambiental, transformando resíduos em oportunidades, gerando renda e promovendo sustentabilidade para toda a população.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre