Durante o episódio do DiárioCast, o jornalista Ronan Matos retomou uma discussão importante sobre a criação da Guarda Municipal em Rio Branco. Ronan mencionou um discurso anterior de Samir na Câmara em defesa da proposta e apontou que, embora o tema não tenha avançado na gestão anterior, o prefeito Alysson já fez declarações favoráveis. Questionou se Samir acredita que o projeto finalmente pode sair do papel.
Samir mostrou otimismo e apontou a peculiaridade do Acre. “Acredito que sim. Hoje o Acre é o único estado brasileiro cuja capital ainda não possui Guarda Municipal. Isso, por si só, já merece uma reflexão. Será que todos os outros municípios estão errados?” O vereador citou ainda uma perspectiva importante sobre o tema. “Recentemente conversei com o promotor Rodrigo Curti, que definiu esse processo como um caminho sem volta. Inclusive, o debate nacional já evoluiu bastante. Hoje se discute, inclusive no Supremo Tribunal Federal, uma ampliação das competências das guardas municipais.”
Para Samir, a criação da Guarda Municipal traz benefícios múltiplos. “Além de fortalecer a segurança pública, a criação da Guarda Municipal também gera empregos por meio da realização de concurso público. É claro que não seria necessário começar com um efetivo muito grande. Podemos iniciar com cinquenta agentes, por exemplo, e ampliar gradativamente conforme a estrutura do município. Esses profissionais poderiam atuar em espaços públicos como parques, praças, escolas e áreas de grande circulação.”
O vereador ressaltou as ações já tomadas para viabilizar o projeto. “Também aprovamos o Fundo Municipal de Segurança Pública, justamente para facilitar a captação de recursos destinados a essa política. As câmeras de monitoramento são importantes, mas a presença física dos agentes continua sendo indispensável. Os comerciantes reclamam constantemente de furtos, vandalismo e pequenos crimes que poderiam ser prevenidos com maior presença do poder público.”
Samir expressou esperança na atual gestão. “Fiquei satisfeito quando o prefeito Alysson sinalizou que pretende aprofundar essa discussão. Inclusive, concordo com ele quando afirma que é necessário dialogar com o Ministério da Justiça para buscar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Espero que, em breve, esse projeto seja encaminhado à Câmara Municipal. Na minha opinião, será uma das iniciativas mais importantes para fortalecer a segurança de Rio Branco.”


