Operação “Acre” 2023 realiza mais de 49 mil atendimentos médicos em comunidades isoladas

No dia 10 de maio, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” chegou à Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM), marcando o fim da XXIII edição da Operação “Acre”. Durante os 111 dias de atuação, a embarcação levou assistência médica e odontológica a comunidades isoladas em diversas localidades do Amazonas e do Acre.

Realizações da Operação “Acre”

No total, a operação contabilizou 5.741 atendimentos médicos e odontológicos, além de 916 exames laboratoriais. Para além disso, 903.528 medicamentos foram distribuídos à população dos municípios de Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé e Ipixuna, no estado do Amazonas, e de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves, no estado do Acre, todos localizados ao longo do rio Juruá.

Equipe de saúde e procedimentos realizados

A equipe de saúde que atuou na Operação “Acre” foi composta por 27 militares, incluindo seis médicos, cinco cirurgiões-dentistas, três farmacêuticos bioquímicos, dois enfermeiros, seis técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia médica, dois técnicos em higiene dental e um técnico laboratorial. Juntos, eles realizaram 49.175 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

Sentimento de dever cumprido

O Capitão de Corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira, Comandante do NAsH “Doutor Montenegro”, expressou o sentimento de dever cumprido de toda a tripulação ao final da operação. Ele destacou a importância da iniciativa para levar atendimento médico e odontológico a populações carentes, que devido à distância dos centros urbanos, recebem atendimento anualmente apenas por meio do navio.

Da redação do Diário do Acre, com informações de Marcelo Barros, do Defesa em Foco

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre