Pular para o conteúdo

Quem são os pré-candidatos de Bolsonaro e Lula na disputa pelo Senado em 2022 no Acre

Apostas tanto do presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 2022, as candidaturas de nomes aliados para a disputa ao Senado já movimentam políticos em diversos estados do país. Paralelamente, outros nomes também buscam se viabilizar em partidos da chamada terceira via.

A senadora Mailza Gomes (PP) encerra seu mandato como senadora pelo Acre em 2022. A parlamentar, no entanto, tem encontrado dificuldades para viabilizar sua reeleição na chapa do atual governador Gladson Cameli, que é do seu partido e será candidato à reeleição. Integrantes do partido dizem que a candidatura de Mailza só será viabilizada caso haja um crescimento de seu nome nas pesquisas de intenção de voto.

Em negociações com o PP, o deputado federal Alan Rick (DEM) tenta entrar na chapa do atual governador como candidato para o Senado. Com a fusão do seu partido com o PSL para criação do União Brasil, Rick tem sinalizado que sua candidatura terá mais força diante da estrutura do novo partido.

Mas o senador Márcio Bittar (PSL), que tem mandato até o final de 2026, tem costurado ainda a candidatura de sua esposa, Márcia Bittar para o Senado. Márcio, inclusive, tem afirmado que a matriarca da família é a candidata do presidente Jair Bolsonaro no estado.

Já na oposição, o ex-senador Jorge Viana (PT) tentará se eleger com apoio do ex-presidente Lula na região. O líder petista já deu aval ao nome de Viana, que tem rodado o estado em busca de apoio.

Outros candidatos

Além desses nomes, soma-se a corrida eleitoral do próximo ano para o Senado a possibilidade da candidatura das deputadas federais Vanda Milani (SD), Jéssica Sales (MDB) e Perpétua Almeida assim como também de Sanderson Moura (PSOL) e Leandro Costa (Cidadania). Ao todo temos nove pré-candidatos ao Senado Federal.

Com informações da Gazeta do Povo

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre