Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Prevenção, Portal de Denúncias e Sistema de Monitoramento de Queimadas Urbanas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou nesta terça-feira (10), no Horto Florestal, um pacote de medidas inovadoras para o enfrentamento às queimadas urbanas durante o período de estiagem. A ação integra o lançamento do Plano de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas 2025 e o novo Portal de Denúncias Ambientais e o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas.

Alysson: ” O foco é a educação ambiental” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o prefeito em exercício, Alysson Bestene, a iniciativa representa um avanço significativo na atuação ambiental do município, reforçando o compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida da população.

“Todas essas ações vêm em convergência com o nosso Plano Municipal, construído durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente. O foco é a educação ambiental e a conscientização da população para evitar práticas como a queima de lixo doméstico ou entulho, contribuindo assim para um ar mais limpo em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Tecnologia e transparência no combate às queimadas

Um dos destaques do lançamento foi o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas, que permitirá o controle mais preciso dos focos de incêndio na cidade. A plataforma apresenta dados como número de ocorrências, localização por regionais, tipos de queimadas e outras informações relevantes para a atuação preventiva e fiscalizatória dos órgãos ambientais.

Flaviane: “É mais segurança e confiança ao denunciante” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedile, explicou que o novo Portal de Denúncias Ambientais foi desenvolvido para aprimorar a comunicação com a população, garantindo mais eficiência e transparência no atendimento às denúncias.

“Muitas vezes, o cidadão realizava a denúncia, mas não recebia retorno sobre o andamento. Com essa nova ferramenta, será possível acompanhar o status da denúncia via WhatsApp, e-mail ou diretamente pelo Portal. Isso oferece mais segurança e confiança ao denunciante”, afirmou.

O portal já está disponível no site oficial da Prefeitura de Rio Branco. Para acessá-lo, basta entrar em meioambiente.riobranco.ac.gov.br ou, alternativamente, acessar o site da Prefeitura e clicar em Portal > Portal da Semeia.

Além disso, está disponível o número de Disque Denúncia Ambiental pelo WhatsApp: (68) 3212-7466, que funcionará como mais um canal de atendimento direto à população.

Prevenção, educação e fiscalização

Kelen: ““Sofremos muito com os efeitos das queimadas” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Kelen Bocalom, ressaltou que o plano é parte de um esforço mais amplo para combater os impactos negativos das queimadas, como o aumento das doenças respiratórias e os danos ao meio ambiente.

“Sofremos muito com os efeitos das queimadas. São inúmeros casos de problemas respiratórios. Pensando nisso, a Prefeitura apoia essa iniciativa da Semeia, que vem com uma proposta educativa, fiscalizatória e, principalmente, preventiva. Com a colaboração da população, poderemos reduzir significativamente os focos de incêndio em áreas urbanas”, reforçou.

Com essas ações integradas, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a saúde pública e a participação cidadã no enfrentamento aos desafios ambientais do município.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre