SENAI realiza Encontro da Aprendizagem Industrial em Cruzeiro do Sul

Com o tema “Aprendizagem é Investimento”, o SENAI/AC realizou, na noite de quinta-feira, 23, o Encontro da Aprendizagem Industrial 2025, na sede da Unidade Integrada SESI/SENAI do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O evento foi conduzido no formato de mesa-redonda e reuniu representantes de empresas parceiras, profissionais da educação e do setor jurídico.

Participaram do debate a gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI, Perla Borges; a analista de RH do Hospital do Juruá, Simone Daniel; a supervisora administrativa da empresa JWC, Glória Lima; a representante do RH da indústria cerâmica, Girleide Souza; o instrutor da modalidade Aprendizagem Industrial do SENAI, Romário Martins; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Vale do Juruá, Braz Alves de Melo Júnior.

Durante a abertura do encontro, Perla Borges destacou o papel transformador da aprendizagem industrial. “O maior retorno de um investimento em aprendizagem não se mede em números, mas na capacidade de transformar vidas e construir um futuro mais promissor para todos. As empresas que abrem portas para jovens aprendizes contribuem diretamente para reduzir a vulnerabilidade social e impulsionar o desenvolvimento econômico e humano”, afirmou.
A analista de RH do Hospital do Juruá, Simone Daniel, reforçou que o ensino e a aprendizagem moldam talentos e fortalecem o mercado de trabalho. “Temos vários exemplos de jovens que são contratados até mesmo antes de concluírem o período de aprendizagem. Eles trazem inovação, uma nova visão e agregam valor às equipes”, pontuou.

A supervisora administrativa da JWC, Glória Lima, ressaltou que a presença dos aprendizes renova o ambiente de trabalho e estimula a troca de experiências. Já a representante do setor de RH da indústria cerâmica Asa Branca, Girleide Souza, contou que um jovem aprendiz efetivado tornou-se seu “braço direito” na empresa.

“É essencial que as empresas sejam parceiras do programa. Além de cumprir uma exigência legal, elas impulsionam o futuro desses jovens e contribuem para o desenvolvimento social”, destacou Girleide Souza.

O instrutor do SENAI, Romário Martins, expressou satisfação em atuar na formação dos aprendizes. “É muito gratificante poder compartilhar conhecimento e acompanhar o crescimento profissional desses jovens, independentemente da área em que atuem”, complementou.

Lei da Aprendizagem: benefícios para empresários e jovens

Participante da mesa-redonda, o presidente da OAB – subseção Vale do Juruá, Braz Alves de Melo Júnior, explicou que a Lei da Aprendizagem surgiu para enfrentar um problema crônico no país: a dificuldade de inserção de jovens no mercado de trabalho, em razão da preferência por profissionais com experiência.

“Isso tem mudado ao longo do tempo, à medida que a sociedade reconhece a importância do jovem aprendiz. No entanto, ainda percebemos certa resistência por parte de alguns empresários em cumprir essa legislação tão relevante. Toda empresa deve exercer sua função social perante a sociedade. Além de atender à lei, o programa oferece vantagens relacionadas aos encargos trabalhistas e à contratação de mão de obra qualificada. O Sistema S realiza esse trabalho de capacitação com excelência”, concluiu o presidente da OAB.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre