Acre contribui com plano de gestão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação na Região Norte

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), participa da construção do Plano de Gestão da Regional Norte para o desenvolvimento e ampliação do ecossistema de inovação e tecnologia, proposto pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A abertura do encontro aconteceu nesta quinta-feira, 18, na Escola Superior de Tecnologia, e contou com a presença da ministra da pasta, Luciana Santos, e do governador do Amazonas, Wilson Lima.

O Estado do Acre foi o primeiro da região a relatar sua conferência estadual. Ainda de acordo a programação, será debatido o eixo que trata sobre a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Para o secretário em exercício da Seict, Ricardo Damasceno, as conferências regionais servirão como base para a elaboração da proposta final sobre CT&I que será apresentada no encontro nacional em julho, em Brasília: “Um dos principais painéis, sobre desafios do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da Região Norte, vai apresentar as prioridades elencadas pelos estados”.

A assessora técnica da Seict, Suelany Paiva, destacou as estratégias para a realização da conferência estadual no início deste mês, entre elas, a participação coletiva das entidades. “A determinação do secretário Assurbanípal Mesquita é de que todos os atores que ajudaram a construir o nosso plano estadual de CT&I estejam com suas propostas representadas, garantindo a realização de políticas públicas para o desenvolvimento do Acre”, disse.

Eixos da Etapa Norte

A reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas CT&I para programas e projetos estratégicos nacionais e inovação para o desenvolvimento social são os eixos debatidos na agenda da sexta-feira,19.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre